Dicas para Criação de Arte e Pré Impressão

Dicas de Criação de Arte e Pré Impressão

Quais são as maiores dúvidas e como evitar erros na Criação de Arte e Pré Impressão? Nesta matéria a ML Paper dará dicas importantes que o ajudará em seus trabalhos.

Um dos maiores fatores que geram erros e má qualidades nas impressões, são arquivos mal formatados e enviados de maneira incorreta.

Se você já trabalha no ramo, e inclusive pratica os Princípios para um Bom Design, fatores como padrão de cores, resolução de imagem, falta de sangria, formatos de textos e efeitos são um dos exemplos do que pode dar errado. Saiba como evita-los.

Perfil de Cores na Criação de Arte

Um engano bastante comum na Criação de Arte, é utilizar imagens com perfil de cores RGB e enviar da Pré Impressão para a impressão propriamente dita. O resultado dessa ação é uma impressão com má qualidade e distorção de cores.

O padrão de cores utilizados para impressão gráfica é CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black) e a tela do computador exibe RGB (Red, Green, Blue). Por isso o ideal é que crie o arquivo já em CMYK ou faça a conversão antes de enviar para a gráfica.

No processo de impressão, a cor é formada pelo método reticulado. Esse método faz uso de pequenos pontos (retículas) de cor para atingir as tonalidades possíveis variando entre diâmetro (tamanho) dos pontos e o espaçamento entre eles.

Abaixo, temos uma ilustração ampliada do reticulado para porcentagens de preto:

Retícula na Cor Preta

A transição de cinza para preto é possível através da variação do tamanho dos pontos. As tonalidades mais escuras são atingidas com o aumento dos pontos e a consequente diminuição dos espaços brancos.

Retícula Halftone
Retícula Halftone
Retícula Diamante
Retícula em Linha

Impressão Colorida

Para o colorido, o processo é o mesmo, usando o modo de cor CMYK.

Retícula na cor CMYK
Retícula

Para a impressão da cor, as retículas são posicionadas em um determinado ângulo. Retículas de ciano e magenta resultarão em roxo, assim como amarelo e magenta resultarão em vermelho. Com a união dessas quatro cores principais é possível gerar um vasto número de cores, bastando mudar suas relativas porcentagens (tamanho dos pontos), além de seus espaçamentos.

Atenção ! Depois da conversão de RGB para CMYK notará que algumas cores que eram muito brilhantes e vívidas em RGB ficaram mais apagadas ou escuras no CMYK.

“Isso é Inevitável”, pois o perfil CMYK utilizado para impressão em Tinta, não é capaz de reproduzir fielmente as cores brilhantes do RGB e o brilho (luz do monitor). Por isso é importante já iniciar a arte escolhendo o perfil CMYK desde o início. Isso evita surpresas e a escolha de cores durante a montagem da arte será mais correta e próxima do resultado impresso.

A Cor Preta

Como acabamos de analisar, pela união das quatro cores principais é possível compor uma enorme gama de novas cores. Ao misturar grandes quantidades destas quatro cores, nos aproximamos do preto.

O preto do CMYK não é tão forte quanto o preto do RGB, e em determinadas situações a cor preta com apenas 100% de K (Black) e 0% nas outras cores deixa uma aparência acinzentada do que preto propriamente dito.

O primeiro pensamento é querer “jogar” 100% em todas as cores, mas isso gera um gasto desnecessário de tinta e certos papéis de gramatura baixa (mais finos) não teriam resistência para um volume tão alto, resultando em um produto mal-acabado.

Texto na Cor Preta

Muito provavelmente você já deve ter ouvido os termos Preto Puro, Preto Composto e Preto Calçado. Trabalhar com determinadas composições pode impactar diretamente na qualidade do seu impresso.

Preto Puro

A maneira mais comum de se compor a cor preta, é utilizá-la em sua forma pura, ou seja, trabalhar apenas com a composição 100% preto. Essa composição é ideal para impressão em textos, linhas e objetos finos. A porcentagem de cada cor deverá ser composta da seguinte maneira: ( Cyan 0% , Magenta 0% , Yellow 0% , Blak 100% ).

CMYK Indicado

Preto Composto

O Preto Composto é o termo utilizado para quando se aplica mais de uma cor entre as cores primárias para compor o Preto. A intenção neste caso é obter um preto mais forte e vívido. No entanto, o que pode passar despercebido é que está se utilizando uma carga de 400% de tinta, além de inseguro, não há como garantir que não haja decalque. Devido a isso, não indicamos a utilização desta composição.

CMYK Não Indicado

Preto Calçado

Se necessitar realmente realçar a cor preto, ao invés de utilizar o Preto Composto, deixe 100% no Black, 40% no Cyan e 20% no Magenta.  Isso é chamado de Preto Calçado.Essa composição é o suficiente para se obter uma cor preta mais forte e é indicada apenas para fundos chapados, sem a necessidade de utilizá-la em fontes ou objetos.

CMYK Calçado Indicado

Outra possibilidade é balancear as cores. O máximo aceitável é de 320% na soma das intensidades, ou seja, os 400% da soma das 4 cores é inaceitável. Teste essa mistura: Cyan 75%, Magenta 68%, Yellow 67% e Black 90%. Você pode conseguir um bom resultado também.

Overprint

Overprint ou “impressão sobreposta” é o método de impressão em que uma tinta é impressa sobre outra.

Fundo sem Overprint a cor de fundo fica vazada e pode ocorrer erros de registro.

Fundo sem Overprint

Fundo com Overprint, usado essencialmente em textos onde o fundo possui cor. Sem efeitos de variações de registro.

Fundo com Overprint

Cores Especiais (Pantone)

Escala Pantone

A Escala Pantone é um sistema de cor mundial que utiliza códigos para representar as cores. A escala não gera dúvida sobre os tons de azul (por exemplo), pois cada tonalidade de azul é representada por um código único. Às vezes, a cor Pantone pode ser impressa em CMYK. Nesses casos, existe uma composição CMYK equivalente à cor Pantone.

Resolução de Imagem 

“Resolução” é o termo utilizado para descrever o nível de detalhes que uma imagem possui. Antes de enviar para impressão qualquer material, é importante ter a atenção à qualidade das imagens que estão sendo usadas.

Usar imagens em Baixa Resolução é um dos erros mais populares cometidos por alguns designers ao enviar os arquivos que serão impressos.

A Resolução de uma Imagem pode ser definida por PPI ou DPI.

PPI é a definição de Pixels por Polegadas enquanto DPI é a definição de Pontos por Polegadas. Quanto mais PPI ou DPI, maior será a resolução.

Imagens baixadas da Internet não são indicadas, pois normalmente não tem boa qualidade para impressão, e geralmente utilizam 72 DPI.

O normal para impressões de alta qualidade é utilizar 300 DPI, fazendo com que você tenha uma imagem perfeita e sem aparência borrada ou quadriculada.

PPI ou DPI

Atenção ! Se as imagens já estiverem com má resolução sem foco ou com cores erradas em RGB, mesmo que possua  300 DPI isso não garantirá uma impressão de qualidade.

Também evite ampliar as imagens  que já estejam em baixa resolução. Entenda que, ao ampliar este tipo de imagem perderá ainda mais qualidade.

Bitmap e Vetor

Os vetores são formas que tem suas informações de cor, dimensões, linhas e curvas armazenadas em equações. Essas equações são traduzidas para desenhos e podem ter sua forma, cor ou tamanho alterados sem agredir sua resolução, pois não são formados por pixels.

Bitmap e Vetor

Acima vemos que o vetor é constituído de pontos (nós) que indicam onde se inicia e encerra uma linha. Suas curvas são configuradas por alças, que ao serem esticadas resultam em curvas diferentes. Já o bitmap é composto por pixels.

Cuidados com a Tipografia

A Tipografia é sem dúvida um dos elementos mais importantes na Criação de Arte e Pré Impressão. Ter certos cuidados garante que sua impressão seja clara e legível. A família tipográfica é chamada de Fonte.

A tipografia, principalmente quando for de tamanho menor, quando rasterizada (convertida para bitmap) perde informações de cor e forma, comprometendo sua legibilidade. Deixe a tipografia como texto ou como vetor.

Não use preto 400% (C 100%, Y 100%, M 100%, K 100%) para textos, pois isso poderá gerar erros de registro, que danificará a legibilidade de seu texto, além de certas gramaturas que podem não suportar um volume elevado de tinta.

Cuidados com a Tipografia

Sempre converta suas Fontes em Curvas (“criar contorno” ou “create outlines”), pois assim a letra se torna vetor e garantirá que seja impressa corretamente mesmo após ajustes de pré-impressão.

Converter Texto em Curvas

Converter em Contornos (ou Curvas)

Para evitar problemas, basta converter todos os seus textos em contornos (no Illustrator) ou curvas (no Corel). Isso faz com que o texto deixe de ser um texto e vire uma ilustração vetorial.

Duvidas ?Consulte nossa matéria de Como Converter em Curvas as Fontes de seu arquivo em Curvas em:CorelDRAW e Illustrator

Descuido com Efeitos 

É muito comum que um arquivo tenha muitos efeitos aplicados, principalmente sombras, texturas, transparências e modos de mesclagem.

Para não ter problemas de compatibilidade na hora da exportação, é importante transformar aquele trecho inteiro, onde você aplicou o efeito, em uma imagem bitmap. E depois disso exportar o arquivo.

Não utilize fios com espessura hairline, pois dependendo do tipo de impressão, ela pode ficar praticamente invisível. Utilize medidas de no mínimo 0,425pts ou 0,15mm.

Espessura da Linha

Sangria e Margem de Segurança 

O que é Sangria ?Sangria, nada mais é que você fazer durante a Criação de Arte e Pré Impressão, que seu arquivo tenha alguns milímetros a mais  para cada lado.

Em resumo, após  ou  durante  a  impressão,  impresso  recebe  acabamento  de  corte.  Mesmo  contando  com equipamentos modernos podem ocorrer variações. Para eliminar as chances desta variação comprometer o resultado final é preciso que a imagem seja estendida além da marca de corte.

O que é Margem de Segurança ? Já vimos o que é Sangria, é preciso estar atento também sobre a Margem de Segurança, que é uma área imaginária delimitada no lay out, dentro da qual textos e demais imagens  devem ser introduzidos. Afastados das bordas, ou de alguma dobra (se houver).

Normalmente é utilizado como padrão, uma medida de 3mm tanto para Sangria quanto para Margem de Segurança.

Sangria e Margem de Segurança

Note que as faixas coloridas ultrapassam as marcas de corte do material. Veja também como o texto respeita a margem de segurança. Dessa forma, mesmo que haja variação no corte, sua arte não será comprometida.

Máscara de Cor Especial / Verniz Localizado 

Criar uma Máscara em sua arte, tanto para uma Cor Especial, quanto para marcar a área de um Verniz Localizado é algo que gera muita dúvida no momento de fechar um arquivo.

Orientamos que seja configurado conforme com uma Quinta Cor (Pantone) em Overprint. Crie uma máscara idêntica ao arquivo de impressão, exemplo:

Máscara de Cor de Impressão

Elimine Excessos 

Antes de fechar o arquivo, elimine todos os elementos que não pertencem à página, como réguas de controle e imagens não utilizadas colocadas fora da área efetiva da página. Esses excessos podem causar erros na hora de processar os arquivos. Outra dica é não cobrir elementos indesejados com boxes brancos ou coloridos. Apague-os.

Pois bem, esperamos que tenham gostado, e que tenhamos ajudado para seus projetos fiquem cada vez mais profissionais e tenham sucesso com a Criação de Arte e Pré Impressão de seus trabalhos.

Resumo:

Elaboramos aqui uma rotina de 10 cuidados que uma arte final precisa e que é bastante útil para interessados ou designers gráfico iniciantes, confira:

1. Durante da criação da sua arte, organize todos os arquivos utilizados como imagens, fontes e textos em uma mesma pasta, junto ao arquivo final, pois eles também deverão ser enviados para a gráfica juntamente com o arquivo para impressão.

2. Caso seu arquivo possua uma quinta matriz (ex: matriz da faca ou verniz), é imprescindível que você coloque marcas de registro no arquivo para que elas não fiquem desalinhadas;

3. Não utilize fios com espessura hairline, pois dependendo do tipo de impressão, ela pode ficar praticamente invisível. Utilize medidas de no mínimo 0,425pts ou 0,15mm;

4. Em vetores, utilize a menor quantidade de pontos possíveis. Muitos pontos retardam o processamento do arquivo e pode causar erros;

5. Evite usar degradês, blends e sombras dentro do programa no qual você está finalizando o arquivo, pois são estruturas muito complexas e elevam o tamanho do arquivo, o tempo de renderização e o tempo de impressão. Dê preferência para a aplicação de qualquer efeito gráfico e filtros dentro do software de tratamento de imagem e aplique a imagem no arquivo final como um bitmap;

6. Todas as imagens deverão estar em CMYK com resolução 300dpi, e devem ser tratadas à parte do programa onde você está criando a sua arte. Por exemplo: se você estiver fazendo um folder no Illustrator, você pode tratar as imagens no Photoshop e depois importá-las de volta para o Illustrator novamente;

7. Há diversos tipos de materiais em que se pode imprimir, portanto certifique-se em qual tipo de papel seu projeto será impresso, ou se utilizará algum outro tipo de material como plástico, tecido ou superfícies metálicas, pois isso também impacta na criação e finalização da arte;

8. Existem muitos processos de impressão (ex: offset, flexografia e serigrafia), e é importante saber qual será o método adotado, pois isso impactará na finalização da sua arte;

9. O padrão de cores utilizados é CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black) e a tela do computador exibe RGB (Red, Green, Blue), portanto é necessário que para que se alcance a cor desejada, seja utilizada uma escala cromática como a da Pantone, que é um padrão universal de cores para impressão;

10. Em impressos a medida utilizada é centímetros (cm) e não pixels, portanto uma arte em 500x500px não serve para impressão;


ML Paper Conceitos Gráficos

E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !

A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!

Matérias Recentes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *