A Fascinante História do Design Gráfico

A Fascinante História do Design Gráfico

As pessoas sempre precisaram se comunicar, e as primeiras formas de diálogo foram através de elementos visuais. Antes de desenvolverem capacidades de expressão mediante a linguagem falada, utilizaram partes de seu corpo para expor seus estados de ânimos, desejos e inquietudes que, com o tempo, converteram-na em modelos de comunicação, é onde começa a História do Design Gráfico.

Linha do Tempo História do Design Gráfico

  • A primeira comunicação visual conhecida, com pictogramas e símbolos nas cavernas de Lascaux, no sul da França.

A expressão de ideias através de formas gráficas se deu por conta do aparecimento da linguagem escrita, que permitia representações de pensamentos mediante um conjunto de elementos gráficos que ordenados, eram capazes de transmitir mensagens que seriam entendidas pela comunidade.

Estas linguagens baseavam-se na exposição de símbolos: os alfabetos. Cada um desses símbolos, quando isolados, possuíam um significado incompreensível, entretanto, unidos um ao outro, representavam graficamente a linguagem falada por cada povo ou cultura.

Inicialmente a pedra era utilizada como instrumento portador de mensagem, todavia, foram buscados outros materiais que eram mais acessíveis e possuíam maior portabilidade, como os papiros, peles ou pergaminhos.

  • O funcionário do governo chinês, Ts’ai Lun, creditou a invenção do papel.

Durante a dinastia chinesa de Han do primeiro século, sua capital acabara de mudar do ocidente, em Chang’an (atual Xi’an), para o oriente, em Luoyang, e efervescia o ambiente da produção da seda impulsionado pelo intenso comércio com as regiões da Ásia menor no ocidente e promovendo uma riqueza e prosperidade em sua sociedade. Com isso, amoreiras eram amplamente cultivadas para que suas folhas servissem como alimento para as larvas, que produzem seus casulos com os fios de seda e depois seriam separados e transformados em belíssimas vestimentas de valor muito elevado para um público selecionado. A grande disponibilidade de galhos de amoreira pode ter estimulado a procura de uma aplicação mais nobre para este material.

Ts’ai Lun e sua equipe usaram as cascas da amoreira como fonte principal e inicial para a produção de papel e também acabou adicionando outras fibras, como roupas usadas ou trapos. Quinze etapas do antigo processo completo inventado na época é mostrado no “Museu da Cultura do Papel de Cailun”, localizado em Longting, Yangxian, região de Hanzhong, estado de Shaanxi. Com fotos, ilustrações, artefatos, montagens didáticas e uma ambientação única. O museu contribui com muitos detalhes onde é possível vivenciar um pedaço de cada momento da época e também experimentar a prática da fabricação de papel segundo o método mais tradicional encontrado.

A necessidade do império Chinês de obter um material barato e de fácil manuseio para registrar e comunicar os atos administrativos e burocráticos, em substituição às pesadas “tiras de bambu” era cada vez mais urgente. Neste cenário, a invenção de um novo processo de fabricação de papel obteve uma rápida aceitação e assim o conhecimento do método foi mantido em segredo durante séculos.

  • A impressão chega à Europa com uma fábrica de papel em Fabriano, Itália.
  • Johann Gensfleisch zum Gutenburg creditado com o aperfeiçoamento do sistema para o tipo de impressão em livros.

Johann Gutenberg deu origem a imprensa, que traz um método de reprodução em grandes quantidades e de forma cômoda, o que possibilitou que documentos e mensagens fossem passados para um grande número de pessoas.

Assim, surgiu a indústria gráfica e a difusão do conteúdo . Foram inaugurados novos materiais como suporte, novas tintas e tipos de letras, começando o aparecimento de profissionais especializados em seu manejo: os tipógrafos e impressores e os primeiros designers gráficos, encarregados de construir fontes para a construção de materiais que formavam um layout harmonioso.

  • Claude Garamond abre o primeiro tipo de fundição, desenvolvendo e vendendo fontes para impressoras.
  • Começa a Revolução Industrial, preparando o terreno para avanços na produção de design gráfico.

Outro fator que levou ao desenvolvimento do design gráfico foi a Revolução Industrial. Surgiram fábricas e o mercado. Um grande número de pessoas se deslocou para às cidades a procura de trabalho, o número de lojas e comércios foi ampliado. Com isso, desenvolveu-se uma técnica comercial, a publicidade, que tinha como objetivo convencer os consumidores que determinado produto era vantajoso em relação aos demais.

A expansão da publicidade foi acompanhada pelo desenvolvimento do design gráfico e dos suportes de comunicação.

Para cumprir com o objetivo citado acima, eram necessárias mensagens concisas, carregadas de componentes psicológicos, com ilustrações cada vez mais desenvolvidas, chegando ao maior número possível de pessoas. A essa altura a preocupação já não era apresentar mensagens visuais não só de qualidade, mas efetivas, que vendiam, e para isso, foram realizados grandes investimentos, tornando possível uma grande evolução nas técnicas e profissionais interessados em coloca-los em prática e desenvolvê-los: os designers gráficos.

  • Alois Senefelder desenvolve litografia.

Coube a Alois Senefelder o mérito de ter equacionado e sistematizado os princípios básicos da impressão a partir da pedra. Foi em 1796 em Munique, que Senefelder, autor de teatro de sucesso discutível, na procura de meios de impressão para seus textos e partituras, uma vez que não encontrava entusiasmo por parte dos editores, acabou por inventar um processo químico que permitia uma impressão económica e menos morosa que os procedimentos gráficos da época.

A invenção abriu novos caminhos para a produção artística como significa também um enorme passo na evolução da impressão de caráter comercial.

  • Lord Stanhope investe a primeira prensa de impressão feita de todas as peças de ferro undido, exigindo 1/10 do trabalho manual e dobrando o tamanho possível do papel.
  • A primeira agência de publicidade, N. W. Ayer & Son, é fundada.
  • O desenvolvimento da tela de meio-tom permite que a primeira foto seja impressa com uma gama completa de tons.

Meio-tom é um método de impressão que simula os tons contínuos de uma imagem, imprimindo pontos de tinta de uma ou mais cores, variando o tamanho e/ou densidade dos pontos.

Os pontos são impressos com um tamanho bem pequeno criando uma ilusão de ótica que mistura a cor do ponto com a cor do fundo, por exemplo, a cor do papel. O efeito tem seus limites, e quando os pontos (ou espaços negativos) ficam muito pequenos ou muito espaçados, a ilusão fica menos perceptível e o cérebro pode começar a perceber pontos individuais de novo.

O termo meio-tom também é utilizado para se referir a imagem reproduzida com esta técnica.

  • Ottmar Mergenthaler inventa a primeira máquina tipográfica: O Linotype.

Com uma máquina de composição da marca Linotype, equipada com chumbo em ponto líquido, era possível compor uma linha inteira de texto; esta linha, assim que batida no teclado da máquina, era logo fundida.

Com esta mecanização, a produtividade do processo de composição aumentou: um operador de Linotype podia compor o equivalente à produção de 7 ou 8 compositores manuais.
A Linotype dava melhor performance no quick printing, na acelerada composição de jornais; a linkMonotype, outra máquina de sucesso, era mais adequada para a composição de livros.

  • Filippo Marinetti publica seu “Manifesto Futurista” no jornal francês Le Figaro.
  • A Bauhaus, uma escola alemã, é fundada, fornecendo a estrutura para o design de morden. Walter Gropius funda a escola Staatliches Bauhaus Weimar (Escola Estadual de Weimar) e publica o Manifesto Bauhaus.
  • O termo “Design Gráfico” é usado pela primeira vez por W.A.Dwiggins em um artigo do Boston Evening Transcript.
  • A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Modernas Industriais é realizada em Paris.
  • Paul Rand publicou seu primeiro livro de design, Thoughts on Design.
  • Max Miedinger projeta a fonte New Haas Grotesque, posteriormente renomeada como Helvetica.
  • Primeira edição das Artes de Comunicação impressas.
  • A Apple lança o primeiro computador Macintosh, com gráficos de bitmap.

Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela empresa Apple Inc. desde janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.

  • A versão do Photoshop foi lançada, e o físico Tim Berners-Lee desenvolveu a world wide web, juntamente com o HTML e o conceito de endereços de sites.

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.


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Um comentário

  1. Del disse:

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