Por que Empresas adotam Home Office ?

Empresas Adotam Home Office ML Paper

Existiu um tempo que trabalhar de casa “Home Office” não era uma possibilidade e as alternativas de comunicação eram muito precárias, o que tornava esta prática nada produtiva, hoje cada vez mais empresas permitem que seus funcionários adotem o expediente remoto e flexível, em busca de aumentar a produtividade e reduzir os custos.

O home office tem sido cada vez mais aceito nas empresas. O estigma em relação a quem não está presente no escritório está deixando de existir, e hoje vemos diversos modelos de trabalho remoto, mas será que vale a pena mudar o formato de trabalho convencional?  A necessidade de manter espaços físicos gera muitos gastos, como aluguel e energia, que podem ser evitados com trabalhadores remotos, o que torna bastante satisfatório trabalhar em home office.

Home Office é o futuro do mercado de trabalho, por meio das ferramentas digitais, é possível realizar reuniões online, videoconferências, criar grupos privados e gerenciar tarefas corporativas.

Com tantas novas tecnologias surgindo com o passar dos anos, cada vez mais vem se tornando claro como elas estão mudando drasticamente o mercado de trabalho ao redor do mundo, e aliados à essas transformações está mudando profundamente a relação entre os funcionários e as empresas.

Como está a Percepção do Home Office pelas Empresas ?

Acordar cedo e sair de casa para trabalhar até o final do expediente é regra para a maior parte dos trabalhadores do mundo. Tanto trabalhadores quanto empresas estão animados com a possibilidade de aderir à tendência do trabalho home office, uma das principais vantagens é o fato das instituições terem um leque muito mais amplo de candidatos que podem ser recrutados, no entanto, é preciso resolver alguns problemas para que tudo funcione bem, muitos profissionais ainda sentem a necessidade de serem mais bem atendidos na questão da comunicação.

Para os gestores, fica a dúvida se o funcionário está realmente trabalhando ?

As empresas se preocupam cada vez mais em acompanhar os resultados do trabalho remoto, essa preocupação tende a crescer, com profissionais procurando comprovar seu desempenho por meio das entregas. Isso é positivo à medida que empresas mais movidas por dados tendem a ter mais sucesso.

O primeiro passo é que sejam estabelecidas prioridades para as equipes, e os papeis precisam ser claros. Como a equipe não estará reunida em um mesmo espaço físico, a comunicação precisa ser muito clara, para que todos entendem o que é realmente esperado de cada um, quais as tarefas que devem ser executadas e como recorrer, em casos de dúvidas e/ou problemas, dependendo da área de atuação.

Uma das regras é estar disponível integralmente durante o expediente! A videoconferência é um recurso que deve ser utilizado, para que seja possível conversar com todos da equipe.

A confiança também precisa ser trabalhada, por isso, não ficar vigiando os colaboradores a cada segundo, todos são profissionais devidamente capacitados e que estão cientes das suas responsabilidades.

Estudos apontam diversos benefícios no modelo de trabalho em home office, um levantamento do instituto americano Gallup mostra que funcionários que adotam este formato de trabalho dedicam mais horas em suas funções, 4  horas semanais a mais do que quem cumpre jornada no escritório, e relatam índices maiores de engajamento e satisfação.

Do ponto de vista do trabalhador, as vantagens são enormes. As horas perdidas no deslocamento para o trabalho se revertem em até três semanas em horas livres a mais por ano.

Aumento de Produtividade

Além da redução de custos, não precisar se deslocar até o escritório permite que os funcionários não passem uma grande quantidade de tempo no trânsito, e isso traz outro benefício como consequência: o aumento de sua produtividade.

Afinal, essa locomoção gera muito desgaste para os colaboradores, e faz com que muitos já cheguem ao local de trabalho com a sensação de cansaço e se sentindo improdutivos.

Por isso que, com o home office, o funcionário pode ter um descanso maior por evitar a realização desse percurso além de poder realizar suas tarefas em um ambiente que lhe seja mais confortável e silencioso, de acordo com suas preferências.

Dessa forma, além de ter uma maior qualidade de vida e permitir que o colaborador tenha mais tempo ao lado de sua família ou para praticar atividades de lazer.

Tenha um espaço de trabalho que não se misture com o restante das atividades que acontecem na sua casa diariamente. Procure um local confortável, onde você trabalhe com em uma mesa, sentado da maneira correta, e tente ficar isolado, mesmo que por períodos.

Um ambiente mais confortável e menos estressante aumenta a qualidade de vida de todo colaborador, e permite que ele desenvolva melhor suas ideias e atividades.

Tenha uma preocupação especial com sua aparência profissional, “não é porque está na sua casa que você não deve se arrumar para o seu trabalho”. Mantenha-se asseado, com cabelos devidamente penteados, uma roupa que seja propícia ao seu ambiente de trabalho.

Crie uma rotina para o seu trabalho home office, deixe o tempo do trabalho separado da rotina de casa para focar nas suas entregas e em reuniões e cumpra suas obrigações como se estivesse na empresa.

É possível que trabalhadores optem por se tornar freelancers em tempo integral, e trabalhem para diversas empresas em caráter temporário.

Desvantagens

A principal desvantagem desse modelo de trabalho é a falta de contato “cara a cara” com seus colegas de trabalho, que faz com que a comunicação, quando ocorre, seja muito rápida e quase imperceptível.

Apesar de poder trabalhar em casa ser uma vantagem, as pessoas que realizarem este tipo de trabalho devem ser muito mais focadas e comprometidas, pois estarão sujeitas a outras distrações que não ocorrem na empresa, como barulho dos vizinhos ou até de reformas.

O trabalho home office não é tão indicado para funções que exigem uma maior comunicação, e sua boa funcionalidade varia de acordo com cada cargo e com a personalidade do funcionário.

Conclusão

O home office é uma modalidade de trabalho que já está sendo adotada por diversas empresas ao redor do mundo. Mesmo que no Brasil ainda não seja presente em grande quantidade, ficam claros os diversos benefícios que ele proporciona tanto para as contratantes quanto para os contratados, seja por meio da redução de custos ou pelo aumento da qualidade de vida.


ML Paper Conceitos Gráficos

E ai gostou ? Curta ! Compartilhe !

Contato ML Paper

WhatsApp ML Paper

Facebook ML Paper

Instagram ML Paper

YouTube ML Paper

A ML Paper Conceitos Gráficos tem outras matérias que você não pode perder!

Matérias Recentes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *